
Postado em 22.05.2013
O evento principal começou hoje em condições típicas de El Gringo. Apesar de não ter atingido o tamanho previsto, o mar apresentou ondas variando entre 4 e 8 pés, com a tradicional perfeição e potência do mais temido pico da América do Sul!
O primeiro competidor brasileiro a entrar no mar foi o carioca Sergio Luis para enfrentar Dave Winchester, Sacha Specker e Renato Arellano logo na primeira bateria do dia. Ele não teve boa sorte na seleção de ondas e acabou na quarta colocação e por isso precisará competir o Round 2, eliminatório, para continuar na prova.
O lendário Guilherme Tâmega conquistou a segunda colocação da segunda bateria do dia e com esse resultado ele avançou diretamente ao Round 3, garantindo uma posição de "conforto" ao escapar do temido round 2. Outro competidor brasileiro nessa bateria foi o baiano Israel Salas que não teve o mesmo desempenho dos trials e acabou na quarta colocação da bateria, classificando-se apenas para o segundo round.
O atleta da equipe Classic Fins, o capixaba Magno Passos, entrou na terceira bateria. E, em outra otima exibição, ele também se classificou em segundo como Tâmega, avançando para o terceiro round.
O top brasileiro Uri Valadão participou da quinta bateria, que foi brilhantemente vencida por Ben Player. O australiano saiu magicamente de um tubo incrível para a esquerda. O baiano voador não teve muita sorte no posicionamento, buscando as direitas que não pontuaram muito e acabou na quarta colocação.
Na sexta bateria, dois competidores brasileiros enfrentaram a lenda Mike Stewart, que comemorou os seus 50 anos fazendo um tubo kamikaze por toda a rasa bancada. Os amigos Eder Luciano e Roberto Bruno lutaram pelo segundo posto, já que Mike conseguia um 9,38. O ciclone catarina optou pelas direitas e acabou achando duas boas ondas. Na primeira, fez dois bons rolos. Na segunda, um grande el rolo no outside, conectando uma sequência de manobras para garantir a segunda colocação e a vantagem de escapar do Round 2. Já Roberto Bruno não teve a mesma eficiência e ficou com a quarta colocação.
Aproveitando as condições de mar, a direção técnica optou por iniciar a segunda fase. Na primeira bateria estava o brasileiro Israel Salas que lutava para continuar na prova. Felizmente tudo correu bem para ele ao conquistar a segunda colocação. Quando o tradicional vento do meio dia entrou, o round foi interrompido.
Assim, o evento continua amanhã com o primeiro check in marcado para às 7h (horário local). Sergio Luis está na segunda bateria contra Amaury Lavernhe, Diego Cabrera e Babbe Quiñoñes. Roberto Bruno enfrenta Alan Espinoza, Jake Stone e Alberto Colucci na terceira bateria. E Uri Valadão enfrentará Lachlan Cramsie, Matias Dias e Ryan Hardy.