
Postado em 22.05.2011
Mais um dia eletrizante em Arica, no Chilean Challenge 2011. Condições épicas brindaram os finalistas das triagens. Ondas de até 6 pés e vento terral quase nulo proporcionaram um show ao público da praia e àqueles que assistiram ao stream de internet. Mesmo sem o equipamento principal, que está com problemas burocráticos, a solução encontrada pela equipe técnica possibilitou ao mundo imagens do que está acontecendo aqui em Arica!
Logo pela manhã foram definidas as finais das triagens e aqueles que seriam os sete talentosos bodyboarders que teriam a honra de enfrentar a elite do esporte na fabulosa onda de “El gringo”. Na final das triagens, apenas “gringos”: Charlie Chapelet das ilhas Reunião, Jones Russell, Thomas Rigby e Mitch Rawlins, todos da Austrália, garantiram suas vagas e importantes pontos para o Circuito GQS. Além deles, os outros três classificados foram o brasileiro Roberto Bruno e os chilenos Alan Muñoz e Renato Arellano, deixando de fora do evento principal o argentino Emiliano Tabaré que vinha muito bem na competição.
A organização decidiu colocar o primeiro round do evento principal em competição, mas logo depois da primeira bateria o tradicional vento on shore (maral) começou a soprar e a partir de então as condições foram piorando a cada bateria. Destaque para Ben Player, Jake Stone e Dave Hubbard que venceram suas baterias com ótimas performances!
Eder Luciano, Uri Valadão, Roberto Bruno, Guilherme Tâmega e Magno Oliveira foram terceiro colocados em suas baterias. Lucas Nogueira não conseguiu encontrar boas ondas e acabou na quarta colocação e José Otavio conseguiu um bom segundo lugar. Nossos representantes ainda contam com mais duas baterias para melhorar suas respectivas pontuações e assim saber quem se classifica para as fases das finais.
Amanhã o check in está marcado para às 7h (8h em Brasília), mas possivelmente não seja realizada em decorrência da ondulação que apresenta seu menor dia da semana nesta segunda feira. A organização deve deixar o dia em stand by.
Infelizmente, não só boas noticias cercam esse ótimo evento, o canário Diego Cabrera acabou batendo fortemente com o peito e a cabeça no afiado fundo de pedra na volta de um aéreo que saiu com pouca velocidade. Na volta, a onda quebrou violentamente sobre ele. Da praia diretamente para hospital, mas tudo bem com ele!
O maior problema ainda é a falta de assessoria de imprensa, de suporte a equipe de mídia e aos atletas. Não existe nenhuma atualização de resultados, cronograma ou material de apoio.
A alimentação oferecida aos atletas também é muito limitada e muito diferente do que foi nos anos anteriores, e aos jornalistas, nem existe. Pecados imperdoáveis para um evento dessa magnitude. Felizmente, o stream de vídeo começou a funcionar, mas onde está o sonhado super tour com sua super estrutura... em Arica, somente as ondas e o amor do povo chileno pelo nosso esporte. Com o grandioso staff que a IBA trouxe ao evento bem que se podia fazer mais...
Confira a galeria de fotos exclusivas e, em breve, o vídeo deste domingo de competições!
Round 2
9.
Magno Oliveira
Ben Player
Damian King
Jones Russel
10.
Jared Houston
Diego Cabrera
Jake Stone
Charlie Chapelet
11.
Mark McCarthy
Michael Novy
Mitch Rawlins
Renato Arellano
12.
Jeff Hubbard
Dallas Singer
Manuel Centeno
José Otávio
13.
Ryan Hardy
Mike Stewart
Gastão Entrudo
Cristian Fernandez
14.
Amaury Lavernhe
Uri Valadão
Lucas Nogueira
Thomas Rigby
15.
Pierre Louis Costes
Dave Winchester
Guilhermo Cobo
Alan Munoz
16.
Guilherme Tâmega
Eder Luciano
Dave Hubbard
Roberto Bruno